quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

TAXA DE OCUPAÇÃO BÁSICA.

TAXA DE OCUPAÇÃO BÁSICA.
LEI COMPLEMENTAR Nº 205, DE 19 DE OUTUBRO DE 2012. Dourados MS

A TO é a relação percentual entre a projeção da edificação e a área do terreno.



Ex: residência de 60 m² em um lote de 360m² ( ocupa 16,66 % do lote)
T.O= 60/ 360x100= 16,66%

Na Tabela de Parâmetros Urbanísticos:  

Tabela ex: ACP I
 ( *) indica que no corpo da lei há algumas especificidades.
TOB*M – Taxa de Ocupação Básica mediante pagamento de Outorga Onerosa.

Além dos dados extraídos da tabela de Parâmetros Urbanísticos, deverão ser considerados os seguintes itens: 

-Na Área Especial de Centro (AEC) a Taxa de Ocupação Básica é de 80% (oitenta por cento) para os 02 (dois) primeiros pavimentos, e de 70% nos demais pavimentos, para todos os usos.

- Nas Áreas Central Principal I e II e Central Secundária I e II, na Área Especial de Serviço e Área Especial de Serviço I e na Área de Uso Misto Especial, a Taxa de Ocupação Básica é de 60% para os usos habitacionais, de 70% para os usos não-habitacionais para os 02 (dois) primeiros pavimentos, e de 60% nos demais pavimentos, para todos os usos.

- Nas demais Áreas Urbanas, nas ZEIS e ZEIUs e nos distritos, as edificações terão a taxa de ocupação básica de 60%, para todos os usos em todos os pavimentos.

- Na área de Interesse industrial a Taxa de Ocupação Básica será de 70% para os dois primeiros pavimentos, e de 60% para os demais pavimentos

- A taxa de ocupação para edificações verticais é de 60% a partir do 3º pavimento, com exceção da AEC que é de 70%.

- A taxa de ocupação para edificações verticais de 12 pavimentos ou mais será de 60% para todos os pavimentos, apenas para uso habitacional.

- Nas ZEIS e em todos os Conjuntos Habitacionais existentes até a publicação desta lei a taxa de ocupação é de 80%.

- A Taxa de Ocupação nas ZEIAs será de 5% para edificações destinadas a instalação de equipamentos públicos comunitários nos parques como banheiros, vestiários, quadra de esportes, entre outros, respeitando-se a legislação ambiental.

- A Taxa de Ocupação do subsolo poderá ser de 100% (cem por cento) do lote, desde que totalmente enterrado, abaixo do nível da calçada e assegurada a percolação da água no solo por meio de dutos ou outros canais que garantam a veiculação da água pluvial para o lençol freático.

Áreas não computáveis para a formação de índice de TO:
I - As áreas de subsolos destinados à garagem;
II - As áreas cobertas para garagens, quando estas tiverem caráter removível, como aquelas fixadas com elementos estruturais e de cobertura aparafusados;
III - As áreas descobertas como piscina, solarium, parque infantil, jardins e outros equipamentos de lazer ao ar livre, implantados no nível natural do terreno;
IV - Edificações como guaritas, canis, quiosques, gazebos, entre outras similares;
V - Pérgolas com até 05m (cinco metros) de largura;
VI - Marquises
VII - Beirais com até 1,50 m (um metro e cinquenta centímetros);
VIII - Sacadas e balcões com até 02m (dois metros) de profundidade, e com somatório de áreas inferior a 10% (dez por cento) da superfície do pavimento onde se situarem;

 As áreas não computadas para a identificação da taxa de ocupação como piscina, solarium, canis, quiosques, gazebos, abrigo removível de carros entre outras similares, deverão constar da apresentação dos projetos a fim de computar a Taxa de Permeabilização do Solo e outros parâmetros.

Aline Sanabria

Arquiteta Urbanista

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Quanto aos pérgolas, podem ter até 5m de largura, mas e a profundidade? Seria 5 por quanto? Grato desde já...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu entendo que a largura seria a profundidade (a menor dimensão) e o comprimento seria livre.

      Excluir
  3. Boa tarde, Aline! Gostaria de saber se, em um sobrado, a projeção de 1,5m do pavimento superior, estando em balanço, contaria como área construída no pavimento térreo.

    E para os índices de ocupação do solo, essa área (abaixo do balanço do pavimento superior) seria permeável ou não?

    ResponderExcluir
  4. Os similares de gazebo, canis, etc. seria uma edícula? Se sim, é preferível construir uma edícula para uma área de churrasco a construir como uma continuação da casa, pois, neste caso, estria fora da TO, enquanto no primeiro, fria parte da TO. É isso?

    ResponderExcluir